Secretaria de Estado da Juventude e Emprego

COMITÉ DE GESTÃO DO PROGRAMA “RAPARIGA BIZ” EM AVALIAÇÃO

MAPUTO, 26 DE OUTUBRO DE 2020 – O Comité de Gestão do Programa “Rapariga Biz” reuniu-se nesta segunda-feira (26), em Maputo, com o propósito de apreciar, avaliar e deliberar sobre as acções desenvolvidas no âmbito da implementação do “Rapariga Biz” no período de 2019 e as acções programadas para o ano em curso, bem como propor soluções para a melhoria do Programa e outros que abordam sobre aspectos inerentes à Saúde Sexual e Reprodutiva para adolescentes e jovens, sob liderança do Governo.

“Rapariga Biz” é uma iniciativa do Governo criada em 2016, através do Programa “Geração Biz”, com vista a promover e proteger a Saúde e os Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR) de mais de 1 milhão de raparigas e mulheres jovens nas Províncias de Nampula e Zambézia, com recurso a uma abordagem multissectorial e holística.

Dirigindo-se aos presentes, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reconheceu que o resultado da implementação do Programa “Rapariga Biz” tem conhecido melhorias que vale a pena destacar, pois até dezembro de 2018, havia 4.099 mentoras treinadas que atingiram 330.245 raparigas através da abordagem de Mentoria, uma proporção substancial da população feminina nas províncias onde o programa é implantado.

Segundo Petersburgo, houve uma redução considerável de casamentos e gravidez precoce em raparigas de idade compreendida entre 10 e 19 anos, com uma taxa de aproximadamente uma rapariga em cada 60 casa-se ao longo do programa de dez meses.

“As raparigas envolvidas no Programa de Mentoria relatam um aumento em sua auto-estima e senso de poder para tomar decisões positivas em suas vidas”, disse o Secretário de Estado.

Num outro desenvolvimento, Oswaldo Petersburgo afirmou que 1.001 raparigas e mulheres jovens participaram de treinamento vocacional e profissional e apreciaram muito o treinamento transformador de gênero fornecido pela ONU Mulheres.

“Na província de Nampula, 73.442 raparigas, entre os 10 e 24 anos, visitaram um SAAJ em 2018. Em todas as faixas etárias e sexos, 410.727 preservativos foram distribuídos, 54.742 testes de HIV foram realizados e 130.860 sessões de aconselhamento foram realizadas. Para além disso, 44.886 raparigas nos distritos cobertos pelo “Rapariga Biz” em Nampula, foram submetidas a uma consulta sobre planeamento familiar nos cantos escolares, o que representa 41% do sucesso provincial e da mesma forma, os cantos escolares capacitaram 28.601 raparigas adolescentes com informações e conhecimentos modernos sobre planeamento familiar na província da Zambézia”, revelou SEJE.

Importa referir que o Censo Populacional 2017, indica que cerca de 46% da população moçambicana é composta por adolescentes e jovens dos 10-24 anos, e deste mais de 50% é do sexo feminino.

Por outro lado, o Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique publicados em 2015 apontava que 48% de raparigas casam-se antes dos 18 anos, e 46% das raparigas entre 15 a 19 anos de idade contraem grávidas ou tornam-se mães e cerca de 53% encontram-se na situação de gravidez e maternidade no ensino primário.

Outrossim, o mesmo Inquérito apontava que a prevalência de HIV/ SIDA, entre raparigas e mulheres jovens dos 15 a 24 anos é elevada se comparado com os rapazes e homens jovens da mesma faixa etária, estimada em 9.8% e 3.2 %, respectivamente.

SEJE APELA MAIOR CINCRONIZAÇÃO ENTRE OS ACTORES-CHAVE DO “RAPARIGA BIZ”

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, disse durante a Reunião do Comité de Gestão do Programa “Rapariga Biz” que teve lugar esta segunda-feira (26), em Maputo, que o sector que dirige espera maior sincronização no ciclo de planificação das actividades entre os actores-chave do programa.

“Esperamos que desta reunião saímos alinhados na necessidade de maior sincronização no ciclo de panificação das actividades deste Programa, entre o Governo, os Parceiros de Cooperação e as Organizações da Sociedade Civil, para que as mesmas estejam alinhadas com o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) e Plano Economico e Social de 2021”, apelou SEJE.

Segundo Petersburgo, há necessidade de clarificar o papel de cada actor no Programa “Rapariga Biz”, uma vez que o Governo lidera o Programa, as Organizações da Sociedade Civil implementam e os Parceiros de Cooperação, através das Agências das Nações Unidas prestam apoio multiforme, incluindo técnico, metodológico, sem descorar a liderança do Governo, o mesmo pode, também, estar em situações de ser implementador do Programa.

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego aproveitou a ocasião para endereçar palavras de agradecimento aos Parceiros de Cooperação com destaque para o apoio do Governo do Canada, no reforço dos fundos para este Programa, a todas Agências das Nações Unidas, aos vários sectores do Governo e as Organizações da Sociedade Civil que têm estado a trabalhar no Programa, pois a protecção da rapariga e dos adolescentes e jovens é prioridade de todos enquanto País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi

Scroll to Top