COMITÉ DE GESTÃO DO PROGRAMA “RAPARIGA BIZ” EM AVALIAÇÃO

MAPUTO, 26 DE OUTUBRO DE 2020 – O Comité de Gestão do Programa “Rapariga Biz” reuniu-se nesta segunda-feira (26), em Maputo, com o propósito de apreciar, avaliar e deliberar sobre as acções desenvolvidas no âmbito da implementação do “Rapariga Biz” no período de 2019 e as acções programadas para o ano em curso, bem como propor soluções para a melhoria do Programa e outros que abordam sobre aspectos inerentes à Saúde Sexual e Reprodutiva para adolescentes e jovens, sob liderança do Governo.
“Rapariga Biz” é uma iniciativa do Governo criada em 2016, através do Programa “Geração Biz”, com vista a promover e proteger a Saúde e os Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR) de mais de 1 milhão de raparigas e mulheres jovens nas Províncias de Nampula e Zambézia, com recurso a uma abordagem multissectorial e holística.
Dirigindo-se aos presentes, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reconheceu que o resultado da implementação do Programa “Rapariga Biz” tem conhecido melhorias que vale a pena destacar, pois até dezembro de 2018, havia 4.099 mentoras treinadas que atingiram 330.245 raparigas através da abordagem de Mentoria, uma proporção substancial da população feminina nas províncias onde o programa é implantado.
Segundo Petersburgo, houve uma redução considerável de casamentos e gravidez precoce em raparigas de idade compreendida entre 10 e 19 anos, com uma taxa de aproximadamente uma rapariga em cada 60 casa-se ao longo do programa de dez meses.
“As raparigas envolvidas no Programa de Mentoria relatam um aumento em sua auto-estima e senso de poder para tomar decisões positivas em suas vidas”, disse o Secretário de Estado.
Num outro desenvolvimento, Oswaldo Petersburgo afirmou que 1.001 raparigas e mulheres jovens participaram de treinamento vocacional e profissional e apreciaram muito o treinamento transformador de gênero fornecido pela ONU Mulheres.
“Na província de Nampula, 73.442 raparigas, entre os 10 e 24 anos, visitaram um SAAJ em 2018. Em todas as faixas etárias e sexos, 410.727 preservativos foram distribuídos, 54.742 testes de HIV foram realizados e 130.860 sessões de aconselhamento foram realizadas. Para além disso, 44.886 raparigas nos distritos cobertos pelo “Rapariga Biz” em Nampula, foram submetidas a uma consulta sobre planeamento familiar nos cantos escolares, o que representa 41% do sucesso provincial e da mesma forma, os cantos escolares capacitaram 28.601 raparigas adolescentes com informações e conhecimentos modernos sobre planeamento familiar na província da Zambézia”, revelou SEJE.
Importa referir que o Censo Populacional 2017, indica que cerca de 46% da população moçambicana é composta por adolescentes e jovens dos 10-24 anos, e deste mais de 50% é do sexo feminino.
Por outro lado, o Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique publicados em 2015 apontava que 48% de raparigas casam-se antes dos 18 anos, e 46% das raparigas entre 15 a 19 anos de idade contraem grávidas ou tornam-se mães e cerca de 53% encontram-se na situação de gravidez e maternidade no ensino primário.
Outrossim, o mesmo Inquérito apontava que a prevalência de HIV/ SIDA, entre raparigas e mulheres jovens dos 15 a 24 anos é elevada se comparado com os rapazes e homens jovens da mesma faixa etária, estimada em 9.8% e 3.2 %, respectivamente.
SEJE APELA MAIOR CINCRONIZAÇÃO ENTRE OS ACTORES-CHAVE DO “RAPARIGA BIZ”

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, disse durante a Reunião do Comité de Gestão do Programa “Rapariga Biz” que teve lugar esta segunda-feira (26), em Maputo, que o sector que dirige espera maior sincronização no ciclo de planificação das actividades entre os actores-chave do programa.
“Esperamos que desta reunião saímos alinhados na necessidade de maior sincronização no ciclo de panificação das actividades deste Programa, entre o Governo, os Parceiros de Cooperação e as Organizações da Sociedade Civil, para que as mesmas estejam alinhadas com o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) e Plano Economico e Social de 2021”, apelou SEJE.
Segundo Petersburgo, há necessidade de clarificar o papel de cada actor no Programa “Rapariga Biz”, uma vez que o Governo lidera o Programa, as Organizações da Sociedade Civil implementam e os Parceiros de Cooperação, através das Agências das Nações Unidas prestam apoio multiforme, incluindo técnico, metodológico, sem descorar a liderança do Governo, o mesmo pode, também, estar em situações de ser implementador do Programa.
O Secretário de Estado da Juventude e Emprego aproveitou a ocasião para endereçar palavras de agradecimento aos Parceiros de Cooperação com destaque para o apoio do Governo do Canada, no reforço dos fundos para este Programa, a todas Agências das Nações Unidas, aos vários sectores do Governo e as Organizações da Sociedade Civil que têm estado a trabalhar no Programa, pois a protecção da rapariga e dos adolescentes e jovens é prioridade de todos enquanto País.
Deixe uma resposta