Secretaria de Estado da Juventude e Emprego

OSWALDO PETERSBURGO ENCERRA PROGRAMA “BIKE NEGÓCIO”

MAPUTO, 20 DE NOVEMBRO DE 2020 – O Secretário de Estado da Juventude e Emprego dirigiu nesta sexta-feira na Matola província de Maputo a cerimónia de encerramento do programa “BIKE NEGÓCIO”, uma iniciativa que tem como objectivo implementar oficinas de bicicletas nas comunidades.

Discursando na sessão de encerramento, Oswaldo Petersburgo, congratulou a equipa da MOZAMBIKE, pelo programa e disse ser objectivo da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego abraçar iniciativas e programas que têm como objectivo empoderar jovens, particularmente raparigas a fim de lhes garantir a geração de renda de forma autónoma e sustentável.

Na ocasião, Oswaldo Petersburgo, disse que a iniciativa da MOZAMBIKE é exemplo a seguir quando se fala do empreendedorismo, e da criatividade. O Secretário de Estado da Juventude e Emprego disse igualmente que no âmbito da promoção do empreendedorismo, a instituição tem estado a estabelecer incubadoras de empreendedorismo juvenil, espaço preparado para acolher iniciativas empresariais em fase embrionária. 

A título de exemplo, o SEJE, disse que em Abril do corrente ano foi inaugurada a Incubadora de empresas AgriMac na Cidade de Tete, uma infraestrutura que acolhe 14 empreendedores das áreas de Carpintaria, Serralharia e Soldadura.

Petersburgo disse ainda que em Maio, entrou igualmente em funcionamento a Incubadora Agrícola de Angónia, onde foram atribuídos 37 kits de agricultura para igual número de jovens que iniciaram a sementeira de milho, feijão e quiabo numa área total de 5 hectares. 

EMPREENDORISMO VS EMPREGO 

Dissecando sobre o Empreendedorismo vs Emprego, o Secretário de Estado e Emprego, começou primeiro por afirmar que o trabalho constitui preocupação e desejo de qualquer ser humano e que todo o jovem com ou sem formação aspira fazer algo de modo a garantir a satisfação das suas necessidades básicas e quiçá de realização pessoal.

Petersburgo lembrou que ao longo dos tempos o emprego, visto na perspectiva do trabalho que o indivíduo realiza por conta de outrem em troca de uma remuneração, foi visto como a única forma de assegurar a geração de renda para a subsistência. Entretanto, hoje, este paradigma tem-se diluído cada vez mais, pois, a economia mundial e particularmente a dos países em desenvolvimento como Moçambique, tem gerado cada vez menos postos de emprego para responder ao universo da população economicamente activa.

Oswaldo Petersburgo disse que  algumas das razões que têm contribuído para a redução de oportunidades de emprego tem que ver com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, o surgimento de profissões de elevada especialização e mais recentemente a pandemia da covid-19 que está a trazer outras abordagens do trabalho, por exemplo o tele trabalho para além do impacto na industria do transporte aéreo, turismo e outras actividades.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a crise da COVID-19 infligiu um triplo choque aos jovens pois, está a destruir as suas oportunidades de emprego e a impulsioná-los para empregos de qualidade mais pobres; perturbar a sua educação e formação; e colocar grandes obstáculos no caminho daqueles que procuram entrar no mercado de trabalho ou para se mover entre empregos.

Para o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, a abordagem trazida pela OIT coloca cada vez mais os moçambicanos a refletir na aposta no empreendedorismo e no auto emprego que tem estado a ganhar maior relevância e mostra-se como uma alternativa viável e recomendável para resolver o problema do desemprego, particularmente nos jovens.

O SEJE considerou que é neste contexto que a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego tem estado a levar acabo um conjunto de medidas visando impulsionar a criação de oportunidades para os jovens criarem o seu próprio negócio, através da implementação do Programa Emprega, desagregado em várias iniciativas que promovem o auto emprego e do empreendedorismo, o financiamento de iniciativas juvenis para a geração de rendimentos, bem como a implementação do programa Meu Kit Meu Emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

instagram volgers kopen volgers kopen buy windows 10 pro buy windows 11 pro

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi

Scroll to Top