SEJE DESAFIA SECTOR PRIVADO A PROMOVER ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS E REMUNERADOS PARA JOVENS

MAPUTO, 02 DE DEZEMBRO DE 2020 – Falando na cerimónia de graduação de 219 jovens estagiários inseridos na iniciativa JOBA promovida pelo Parque Industrial de Beluluane com financiamento do Governo do Reino Unido, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, disse ser fundamental o envolvimento de todos sectores produtivos na promoção de estágios formativos, pré profissionais e remunerados como forma de contribuir na busca de soluções para a problemática de falta de experiência profissional e de emprego por parte de jovens.
Oswaldo Petersburgo encorajou os jovens graduados a olharem para o estágio realizado, sobretudo, as ferramentas tecnológicas e comportamentais adquiridas como incentivo para aposta no auto emprego e no empreendedorismo.
Na ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, agradeceu o sector privado que mesmo em tempo da pandemia de Covid-19 tem estado a continuar a criar condições para empregabilidade de jovens moçambicanos.
Na mesma ocasião, Oswaldo Petersburgo sublinhou que de janeiro a setembro deste ano, mil e quinhentos jovens beneficiaram-se de estágios pré-profissionais e remunerados em todo o país.
O governante destacou ainda que a nível da província de Maputo, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego tem estado a identificar parceiros para a implementação de medidas que promovam negócios, auto emprego e empreendedorismo em prol da empregabilidade de jovens.
Petersburgo acrescentou que com o apoio dos parceiros e em particular da Mozal, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego reabilitou o antigo lar dos estagiários, e em 2021 vai inaugurar um novo centro de formação profissional na província de Maputo.
Oswaldo Petersburgo exortou igualmente o sector produtivo a continuar a promover estágios profissionais remunerados para jovens universitários e recém formados.

Por outra, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego desafiou os jovens a serem agentes na busca de soluções para a problemática do desemprego no país.
O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, disse na ocasião que como forma de contribuir no alcance da meta de cerca de três milhões de empregos até finais deste quinquênio, aquela província vai iniciar a partir de 2021 a implementação de várias acções visando envolver os sectores público e privado na empregabilidade de jovens.
Parruque anunciou que para o próximo ano já estão assegurados cinco milhões de meticais para financiar projectos empreendedores envolvendo jovens da província de Maputo.
O Programa de Estágios profissionais remunerados do Parque Industrial de Beluluane iniciou em 2018 e até este ano gerou mais de 513 estágios.
One Comment
Gostei muito da iniciativa de estágio. Sou jovem recem-graduado e gostaria de ter também o estágio.
Fiz lincenciatura em ensino de Inglês.