SEJE ENALTECE O ENGAJAMENTO DOS JOVENS NA PROTECÇÃO E DEFESA DE MOÇAMBIQUE

MAPUTO, 05 DE AGOSTO DE 2021 – “Quero de forma especial e particular saudar aos nossos Jovens nas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, que, com bravura, determinação e o mais alto sentido de pátria, defendem a nossa soberania e a integridade territorial. A estes Jovens, vai o nosso reconhecimento pela sua entrega à nobre causa – o de Proteger e Defender Moçambique”. Sublinhou o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, dirigindo-se ao movimento associativo juvenil durante a cerimónia de lançamento da Semana da Juventude, evento organizado nesta quinta-feira (05/8), em Maputo, pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Na ocasião, Oswaldo Petersburgo defendeu que a adopção do lema “Juventude Engajada na Produção Alimentar para a Saúde das Comunidades” revela o carácter impulsionador que se atribui à Juventude na produção de alimentos, visando reduzir bolsas de fome, stress alimentar e desnutrição, o que concorre para a saúde e bem-estar de todos, criando postos de emprego e geração de renda.
Ainda na sua intervenção, SEJE endereçou uma saudação especial ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ), liderado pela jovem Emília Chambal, e a partir dela, a todas as organizações juvenis de Moçambique, pelo seu total empenho e pela boa organização da Semana Nacional da Juventude, encorajando a manter a dedicação e capacidade de mobilização e organização dos jovens.
Na mesma ocasião, Oswaldo Petersburgo aproveitou para chamar atenção aos jovens devido ao número crescente de jovens que usam drogas.
“Os dados sobre a evolução de consumos ilícitos e tráfico de drogas, apresentados no relatório anual sobre a evolução do trafico e consumo ilícito de drogas, registados no País, no ano de 2020, indicam que dos 9.788 pacientes atendidos, cerca de 7.801 (80%), são jovens.
Os dados avançados preocupam o Governo, com particular destaque para a expressiva prevalência do consumo, de diferentes drogas, nos grupos etários de 21 a 30 anos de idade, seguindo-se de 31 aos 35 anos de idade, que é população jovem”, acrescentou SEJE.

Por outro lado, o Secretario de Estado da Juventude e Emprego falou dos Programas em curso na SEJE nomeadamente o Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ) reformulado em 2020, que em 2021 já foram abrangidos 40 distritos com a nova abordagem em vigor.
Falou, igualmente, do programa “Eu sou capaz”, que visa a promoção da retenção da rapariga na escola, bem como a redução e eliminação de uniões prematuras.
De igual modo, SEJE falou do Programa “Geração BIZ” e de forma particular e especial ao “Rapariga BIZ”, com enfoque nas questões da saúde sexual e reprodutiva para os adolescestes e jovens, com realce aos Serviços Amigo dos Adolescentes e Jovens (SAAJ).
Por fim, Petersburgo reiterou o compromisso do Governo e orientação do Presidente Filipe Jacinto Nyusi, de continuar a apoiar e a incentivar o desenvolvimento de iniciativas e interesse dos jovens de forma inclusiva.
“Quando se trata de iniciativas de Jovens, quando se trata de boas ideias não há cores, há Moçambique e estamos abertos a todos, desde que venham com ideias e queremos que participem sem quaisquer descriminações”, reiterou SEJE.
Importa frisar que dentre outras individualidades, a cerimonia de lançamento da Semana da Juventude contou com a presença do Secretario de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, do Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, da Representante da FNUAP, Andrea Wojnar, e do Movimento Associativo Juvenil no geral.
“JUVENTUDE, NOSSA AGENDA”
Deixe uma resposta