Secretaria de Estado da Juventude e Emprego

SEJE IMPRESSIONADO COM A CRIATIVIDADE DE UM JOVEM EMPREENDEDOR EM NACALA

NAMPULA, 30 DE OUTUBRO DE 2020 – O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, visitou na tarde desta sexta-feira (30), após iniciar a visita de trabalho ao Centro de Formação Profissional de Nacala Porto, a um empreendimento juvenil localizado nesta urbe e mostrou-se impressionado com o nível de criatividade do proprietário e gestor da Vet Service, que dedica-se à produção de ração e assistência veterinária, resultado de um programa denominado AGROJOVEM que é uma parceria entre a GAPI e algumas instituições de ensino técnico profissional.

Isaías Emiliano é um jovem de 30 anos de idade, residente em Nacala, que começou a empreender com 20 mil meticais e dois anos depois a GAPI financiou com 540mil, e beneficiou-se de formação desta entidade privada em parceria com o Instituto Agro-pecuária de Nampula, para saber desenhar um Plano de Negócios e hoje, conta com cerca de 11 trabalhadores assalariados.

“Começamos com 20mil meticais e dois anos depois fomos financiados um valor de cerca de 540mil meticais e em 2 anos, nós conseguimos devolver, restituir, fazer as amortizações deste empréstimo. Neste período que nós trabalhamos com o financiamento da GAPI, nos sentimos um pouco crescidos, uma vez que antes trabalhávamos 03 jovens e depois passamos a ser 08 integrantes que trabalhavam nesta empresa. Hoje, conto com 11 trabalhadores e o salário mínimo são 6,850mt e pago a todos”, explicou o jovem empreendedor.

Emiliano revelou que a sua empresa paga impostos e tem usado a plataforma da Folha de Relação Nominal e de forma frequente tem submetido os dados de emprego através do sistema electrónico e-folha, bem como está inscrito no INSS.

Igualmente, aproveitou a oportunidade para revelar que depois do financiamento da GAPI ganhou uma premiação e com o prémio aproveitou comprar uma máquina para o fabrico de ração para cães, gatos e peixe.

“Então, nós optamos primeiro em começar a produção de ração para cães e de seguida vamos produzir ração para gatos e peixe. Nós praticamente somos pioneiros em Nacala e não sei para Moçambique, também, porque a ração que estamos a produzir é uma ração extrusada. Ração extrusada é aquela que vem pré-cozida e se é uma ração extrusada facilita nutrição para o animal”, explicou.

Isaías Emiliano sublinhou que iniciou a venda da ração recentemente e a embalagem do produto é feita e adquirida em Nacala. Disse, também, que a província e o distrito de Nacala tem maiores criadores de frangos e a ração do tipo A1 e A2 são mais comprados localmente.

Isaías Emiliano, Jovem Empreendedor de Nacala

Por seu turno, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, constatou que nas embalagens da ração faltava o selo que identifica que é produto nacional.

“Falta o selo “Made in Moçambique” e falta, também, a marca Vet Service. Tem que ter isso, assim como tem esses outros produtos que vocês vendem”, disse.

Oswaldo Petersburgo encorajou a toda equipa jovem pela iniciativa criativa e de mérito local e incentivou-a a concorrer ao Prémio Jovem Criativo.

“Encorajo que vocês continuem com essa vossa iniciativa, com essa vossa agressividade para fazer acontecer coisas e sobretudo quero encorajar bastante esta inovação de produção de ração para animais, nesse caso para cães, mas daqui a pouco vão fazer, também, para peixe. Como Governo estamos a apostar na aquacultura e é bom avançarem por ai, muita força. Eu encorajo que vocês continuem e também queria vos convidar, ainda vão a tempo para concorrerem ao Prémio Jovem Criativo. O Prémio Jovem Criativo está ai é para jovens criativos como vocês, 30 anos estão dentro da idade e podem concorrer. Um jovem que está a fazer ração para cães e daqui a pouco para peixe é jovem criativo, concorre e não demore. Força”, frisou SEJE.

Num outro desenvolvimento, SEJE quis perceber como foi o procedimento para que Isaías Emiliano pudesse tratar o licenciamento da sua empresa.

Emiliano explicou que a princípio o que fizeram foi entrar em contacto com a Direcção Provincial de Agricultura para saber quais seriam os trâmites para poder abrir um estabelecimento veterinário e seguiram todos aqueles procedimentos e de seguida deram continuidade no BAÚ, já em Nacala para a conclusão do processo de licenciamento do seu empreendimento.

One Comment

  • Bem haja ao jovem empreendedor de Nacala, Isaias Emiliano. Conte connosco, o Centro de Emprego de Nacala.
    Ismael Linha

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

instagram volgers kopen volgers kopen buy windows 10 pro buy windows 11 pro

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi

Scroll to Top